quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Copiaram meu blog: ingenuidade ou má intenção?


Aconteceu comigo também. Meu blog foi vítima de plágio. Eu entendo que a cópia é um elogio do falsificador ao criador de uma obra - afinal, só se copia aquilo que é considerado bonito, bacana e de boa qualidade -; eu entendo também que algumas pessoas têm dificuldade para produzir um texto interessante, que nem todos têm facilidade para sentar diante de um computador e deixar as palavras fluirem através do teclado. Essa incapacidade de produzir sua própria obra pode fazer com que ( no máximo) a pessoa leia textos que se afinem com suas idéias e busque neles inspiração. Só isso.

O que eu realmente não entendo é como uma pessoa pode pegar o conteúdo de um blog alheio e criar um outro blog usando exatamente as mesmas palavras , ou seja, copiando e colando, e postar, além dos textos, fotos de autoria de outra pessoa sem dar a ela os devidos créditos, colocar um link que leve à fonte original ou nem ao menos escrever "reprodução" - significando que a foto não é dela (eu mesma já coloquei muitas fotos que não são minhas em um mesmo post e às vezes fica meio complicado de especificar as respectivas fontes; mas nunca deixo de escrever que são apenas uma reprodução - se alguém entrar em contato com esse blog pedindo a retirada de alguma delas, eu o farei prontamente). Há quem faça ainda pior, escrevendo numa foto de outra pessoa o endereço do blog dela, como se a foto fosse de sua propriedade!!

Ok, talvez seja por ingenuidade, por desconhecer que existem leis que tratam de direitos autorais e cópias não autorizadas. Talvez a pessoa tenha se identificado tanto com o meu texto que quando o leu achou que poderia ter sido escrito por ela. Só que não foi. Fui eu que me sentei em frente ao PC e dediquei um precioso tempo a escrever no meu blog; fui eu a pessoa que tirou as fotos. Fazer um blog dá trabalho, o conteúdo não surge aqui num passe de mágica.

Enfim, prefiro pensar que foi por ingenuidade. A pessoa em questão já foi educadamente informada de que sua atitude foi descoberta e, em se tratando de um ser humano íntegro e correto, certamente irá retirar de seu blog o conteúdo que não lhe pertence. Assim eu espero.

Fica aqui o desabafo e o alerta a todos que têm blog. Educação, ética e boas maneiras são fundamentais para uma boa convivência nesse mundo. Inclusive no virtual.

Imagem: RedKid.Net

6 comentários:

  1. Nossa, que coisa horrorosa. Fico espantada com a falta de ética que rola nessa blogosfera.
    Boa sorte.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb, Mirian.
    Obrigada pelo apoio!
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Que isso???
    Que gente louca!!!
    Sou solidária a você!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Linduca, já aconteceu comigo. Copiaram o nome do meu...2 vezes!!!
    Quem tem criatividade, faz.
    Quem não tem nada, copia.
    bjks!!!

    ResponderExcluir
  5. E impressionante a cara de pau desse povo, to bege. Mas não adianta cada blog têm a sua caracteristica, a desse aqui é a classe.A inveja mata...Manda essa coitada aprender, estudar a ter educação. Beijo Edna

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!

Blog Widget by LinkWithin