sábado, 18 de setembro de 2010

Salto alto e conforto agora podem andar juntos



Qual é a mulher que não acha bonito um salto alto? Eu não conheço! Mas entre apreciar um belo par de saltos nas alturas e usá-los, há uma certa distância. Sempre fui adepta dos saltos porque conferem charme a qualquer look. Além disso, dão a sensação de que as pernas são mais longas, o que muito me agrada. Mas vamos reconhecer que salto alto nem sempre combina com conforto, né?! Alguns modelos são simplesmente perfeitos... para ficarmos sentadas!Por isso há muitos anos prefiro os saltos médios, baixos e sapatilhas.

Mas bons ventos estão soprando no mercado dessa paixão feminina. De acordo com reportagem da revista Época, graças à tecnologia os sapatos de salto podem se transformar em sapatos confortáveis, sim! A indústria do calçado tem investido em tornar esse sonho feminino possível.

O  Laboratório de Ensaios em Biomecânica do Instituto Brasileiro de de Tecnologia do Couro, Calçados e artefatos (IBTec) avaliou mais de 2.500 pares de sapatos no ano passado e a novidade é que as empresas estão começando a usar itens como palmilhas flexíveis com ssitema de amortecimento em gel, espumas de látex recheando a palmilha na planta do pé e tecidos porosos e antibactericidas nos forros laterais, que absorvem o suor sem deixar cheiro e mantêm a temperatura do pé estável.

Mas como identificar um sapato confortável?
- comece observando a embalagem - os modelos que passaram por avaliações de conforto irão registrar isso na caixa
- pegue o sapato e deslize os dedos por dentro dele para sentir rebarbas
- experimente os dois pés e ande bastante - uns 10 metros, sugere a revista
- apoie-se em um pé só, depois no outro

Importante: jamais compre um sapato que esteja apertando a ponta dos seus dedos ou o calcanhar, impulsionada por aquela velha conversa de que irá "alargar" com o tempo. E lembre-se de alternar os saltos médios com baixos no dia a dia, deixando os altos para ocasiões mais especiais.

Agora uma dica minha: olhe-se bastante no espelho enquanto anda e utilize seu senso crítico para avaliar se você consegue manter a elegância no caminhar. Tenho visto sandálias belíssimas acabando com o visual de muitas mulheres que simplesmente não conseguem andar com o salto altíssimo e desfilam por aí com o andar "Didi Mocó" ( quem já viu o Didi andando de salto, sabe do que estou falando).

Veja abaixo os formatos mais comuns de saltos , o perfil de quem costuma usá-los, as peças de roupa com as quais combinam e quando usá-los.




Imagens: JetSetSocialite e Época

6 comentários:

  1. Eu amoooooooooo salto! Mas confesso que não tenho aguentado muito.Minha vida seria um desastre sem sapatilhas...

    ResponderExcluir
  2. Olá!Eu não vivo sem sapatos de salto alto, no entanto eu tenho um pequeno problema.. Eu meço 1.71m e por isso por vezes não uso saltos tão altos para não ficar exagerado. Recentemente comprei uns sapatos lindos com um salto de 15cm, como podem calcular fico com mais de 1.85m quando uso esses sapatos, na vossa opinião eu devo optar por um salto médio (para mim médio é entre 8cm e 10cm) para não ficar alta demais? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dennina
    Não resta dúvida quanto à elegância de um salto, entretanto, eu não consigo usar um na altura deste que você postou. Prefiro as confortáveis sapatilhas, sandálias baixas e mesmo uma rasteirinha.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria João!Não vejo problema em mulheres altas usarem saltos altos, desde que saibam andar sobre eles com elegância e sintam-se bem com muitos centímetros a mais, uma vez que irão chamar bastante atenção. A modelo e apresentadora Ana Hickmann, por exemplo, tem 1,85 m e não abre mão do salto alto, desfilando sobre ele com segurança e elegância.
    Em termos de saúde, é importante alternar o uso dos saltos, pois os altos podem encurtar o tendão de aquiles, causar tendinite e dores na coluna.
    Espero ter ajudado de alguma forma!
    Obrigada pela visita ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Célia!Na verdade eu também não consigo usar um salto da altura do da foto, embora eu ache lindo!Uso os altos em ocasiões mais formais, mas não como esse!
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Oiê...

    Nossa uma aula né? Gostei bastante, é sempre bom saber mais.

    beijocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!

Blog Widget by LinkWithin