sábado, 11 de dezembro de 2010

Inverno fora do Brasil: o que usar

Viagem para o exterior à vista? Sonhando com uma viagem durante o inverno parisiense? Então esse post é para você! Gostaria de dividir com vocês um pouquinho do que aprendi fazendo malas para o frio.  

Toda viagem a lazer pede conforto - pelo menos para mim, essa é a palavra que costuma nortear a arrumação da minha mala nessas ocasiões. Estar arrumada é importante, mas estar confortável  quando se tem que andar longas distâncias conhecendo pontos turísticos, é fundamental. Salto alto por exemplo, nem pensar. Se você é dessas que nunca desce do salto e consegue caminhar longas distâncias sem perder a pose, parabéns! Mas eu não consigo!...

No calor tudo é mais fácil: as roupas não ocupam lugar na mala, são literalmente leves e as opções são maiores, uma vez que grande parte do nosso guarda-roupa é constituído de roupas frescas (exceto para qem vive no sul do país), já que vivemos em um país tropical.

Mas quando a questão é enfrentar o frio europeu ou norte-americano, o desafio da mala é maior. Que tipo de roupa levar? Como faço para me proteger do frio?

Bem, as dicas que darei são de uma pessoa beeem friorenta ( euzinha aqui ); portanto, se você se dá bem com o frio, faça sua adaptação, mas não se esqueça de alguns pontos importantes:

1.Cachecol, gorro, luva e botas são indispensáveis. Mas não pense que aquela luvinha de lã que a gente está acostumada a usar no Brasil irá funcionar lá fora! Tem que ser uma bem grossa, se possível de pele por dentro porque você sente as pontas dos dedos congelarem. O mesmo serve para a bota: quem sente muito frio nos pés precisa de uma com pele por dentro. Considere a aquisição de tudo isso no exterior porque lá eles têm as peças adequadas ao frio deles por um preço bem mais atraente do que aqui no Brasil. Digo isso por experiência própria. Minha bota de couro e meu sobretudo não foram suficientes para enfrentar os 11 graus negativos em Nova York. Então comprei um casaco todo de pelo por dentro (inclusive no gorro) e uma bota dessas australianas que deixam a gente com uma  "pata de elefante", mas tão quentinha que a gente nem liga por ter que aderir  ao novo estilo.

2. Vista-se em camadas. T-shirt por baixo, uma de manga comprida por cima, uma cacharrel ou suéter de cashmere ( é quentinho e leve ) e um casaco poderoso por cima de tudo. Na rua é gelado, mas dentro dos lugares é quentinho; aí é só ir tirando as camadas de roupas de acordo com a necessidade.   

3. Use uma roupa térmica por baixo da sua roupa. Parece um pijaminha, mas ajuda muito.

4. Se você é friorenta como eu e não tem calça de lã, compre uma meia-calça de lã da Lupo, além de meias de lã, da mesma marca. Lembre-se que para usar a meia-calça de forma confortável, as calças não podem ser muito justas.

5. Nunca, jamais, em hipótese alguma fique sem protetor labial! Seus lábios irão rachar e doer!

6. Ao fazer a mala, escolha peças coordenáveis entre si. Eu gosto de cores neutras, looks monocromáticos e alguns toques de cor em acessórios, mas se você gosta bastante de cores, basta tomar o cuidado de escolher aquelas que possam ser aproveitadas em vários looks.




As peças abaixo são uma sugestão para uma semana de passeio no inverno. Se você for mais prática, pode até levar menos peças. Ela é composta do seguinte:

- 3 blusas do tipo cacharrel;
- 3 calças: jeans, preta e cinza;
- 3 casacos: um marrom, um cinza e um sobretudo preto. É interessante que um deles tenha um capuz bem grande ( para proteger do vento) e um impermeável para o caso de ser uma cidade em que chova muito;
- 2 pares de botas - se uma delas for de camurça, convém comprar um impermeabilizante, desses à venda em lojas de sapato ou na Sapataria do Futuro;
- 2 cachecóis ( ou mais se quiser variar )
- 2 gorros ou chapéus ( lembre-se que o gorro é mais fácil de transportar );
- 2 pares de luvas;
- 1 colete de pelo - peça que sempre agrega mais estilo ao look;
- 1 bolsa de tamanho médio;
- acrescente a isso algo que queira como um casaquinho bem quentinho, cinto, roupa para noite etc
- uma dica que ainda não experimentei é comprar uma palmilha de de lã anti-alérgica e colocar no lugar da palmilha do calçado.

Bem, isso foi só uma sugestão e cada um deve fazer sua adaptação de acordo com a própria necessidade.

Confesso que acho bem cansativo ter que usar essas roupas todas. De manhã, dá a maior preguiça de vestir tudo! Mas o passeio, tudo o que a gente vê, vive e aproveita numa viagem dessas vale o esforço!  

 Abaixo, alguns looks que criei com as peças acima e mais algumas. Ao longo da viagem, é só ir fazendo as trocas de calça de um look com casaco e cacharrel dos outros, criando assim novos looks.
Se achar que irá te facilitar, leve os looks montados em pequenas fotos ou as combinações por escrito, para cada dia.  





12 comentários:

  1. Espetáculo!!! Cada vez que venho te visitar saio empolgada com os modelitos e seu estilo! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Ahhh quantas dicas bacanas, o mais importante é ter conforto mesmo:)AMEI esse primeiro look com vermelho (uma das minhas cores favoritas!), queria sair assim hoje rs;)
    Beijos e bom domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dennina
    Espetáculo de texto e fotos.
    Adorei a dica de anotar os looks pra facilitar na arrumação da mala, e também na hora de usar. E esta ideia também é de muita utilidade para mala de verão, ou em qualquer estação do ano.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. olá!!
    Adorei teu blog, ja estou seguindo!
    Espero tua visita no meu tb!

    http://momentodamoda.blogspot.com/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente incrível esse post, querida. Amei. Utilidade pública total.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Deu até vontade de viajar!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. menina ameei esse post!
    eu sou completamente apaixonada por frio, e vivo no miolo quente que é São Paulo! u.u HUAHSUAHS
    eu tou te seguindo!
    Aparece por aqui tambem: http://live-herlife.blogspot.com/

    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    Querida você poderia mandar o e-mail de contato do blog por comentário por favor, estou precisando!


    Beijos, LaraFonseca


    www.blogmodait.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas super ´teis na hora de viajar!
    Acho que você tbm vai gostar do meu post de hoje sobre Camisa Equipment ;)
    http://inside-moda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, Dennina!

    Beijos,
    Mara
    http://verypinksmile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas flor! (: Realmente são ótimas!
    Acabei de conhecer o blog e amei!
    Virei seguidora, se puder retribuir ^^

    Beijos.
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Desejo que você receba do Menino Jesus de presente de Natal as melhores bénçãos e que em 2011 você brilhe cada vez mais e mais! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!

Blog Widget by LinkWithin