segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O vintage e o retrô

Duas palavrinhas que se confundem e que fazem parte de uma estética de tempos antigos, seja na moda, na decoração, na arquitetura, na música ou no cinema: retrô e vintage. Você sabe o significado de cada uma?

Vintage é tudo o que é antigo de fato e continua fazendo bonito até hoje. Por exemplo, aquela bolsa de um passado bem distante, que foi da sua avó, que a sua mãe usou e que hoje você usa. É uma peça antiga, produzida em uma outra época, que está em ótimo estado de conservação e pode perfeitamente ser usada hoje, com muito estilo! Aquele telefone da década de 70, com um disco no lugar das teclas e que hoje divide espaço com seus móveis atuais, também é vintage. É um objeto original de décadas passadas.

1955
1971

1957

Já aquele telefone de disco, que está na vitrine daquela loja que vende produtos novos e modernos - como eu vi durante essa semana -, é uma peça retrô, ou seja,  é inspirada nos telefones antigos, mas é novinha em folha, fabricada nos dias atuais. Da mesma forma,  a saia midi, o sapato oxford e o casaqueto também são peças em estilo retrô.


Jamie Beck, fotógrafa americana adepta do estilo retrô
 
Campanha Louis Vuitton Outono/Inverno 2010
 
Se até algum tempo atrás as peças vintage eram usadas apenas por aquelas pessoas de visual diferenciado e fãs do estilo antigo de se vestir, hoje elas são objeto de desejo de fashionistas e mulheres que vestem roupas contemporâneas, mas gostam de complementar o look com alguma peça antiga. Alguns objetos antigos são cultuados pelos aficionados do vintage como peças decorativas, como as máquinas de escrever (aquelas que exigiam curso de datilografia para se manejá-las de forma eficiente) e as penteadeiras.

Móveis de design antigo com uma cor inusitada 
Editorial de Maio de 2012 da Marie Claire US 
O que se vê  hoje, é uma referência do passado sendo usada com elementos atuais. Uma peça de roupa atual pode ter um visual antigo, mas não precisa ter cara de vovó. Pode ser mesclada a uma tendência atual, uma cor que irá dar um toque de modernidade ao look.



Julia Petit: expert em montar looks de inspiração retrô ultra modernos



Imagens: reprodução.


 

2 comentários:

  1. Amei o post ... Adoro um estilo retrô ...

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dennina
    Sei bem o significado, e consigo diferenciar as duas palavras na prática - vintage e retrô.
    Tenho visto muito uma troca das duas palavras, muita gente acha que é a mesma coisa, sempre que tenho oportunidade explico a diferença entre elas.
    Excelente postagem, imagens muito legais.
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!

Blog Widget by LinkWithin